Ganhe Dinheiro Clicando

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Fabricante do iPhone admite empregar jovens de 14 anos na China


Em nota, a empresa disse que a situação não viola somente a lei trabalhista da China, que estabelece idade mínima para trabalhar de 16 anos, mas também a política interna da companhia


Por Karla Santana Mamona

SÃO PAULO - A Foxconn, fabricante mundial de produtos eletrônicos como o iPhone e iPad, admitiu nesta semana que encontrou jovens de 14 anos trabalhando em uma fábrica na China. A empresa declarou que irá investigar como os “estagiários” conseguiram a vaga de trabalho. Na China, a legislação estabelece que a idade mínima para trabalhar é de 16 anos.
Em nota, a empresa disse que a situação não viola somente a lei trabalhista da China, mas também a política interna da empresa. “Medidas imediatas foram tomadas para devolver os estagiários em questão para suas instituições de ensino", disse, segundo a Financial Times.
Além disso, a empresa comprometeu realizar uma investigação mais completa em outras unidades e demitir os funcionários responsáveis pela contratação dos menores.
Problemas
Esta não é a primeira vez que a empresa é alvo de questões relacionadas as condições de trabalho. A Foxconn é acusada de utilizar os programas de estágio para explorar estudantes e compensar a falta de mão de obra nas linha de produção.
Além disso, muito trabalhadores reclamam das longas jornadas de trabalho e da baixa remuneração. Neste mês, na fábrica da cidade de Zhengzhou, a produção foi paralisada devido uma briga interna entre o pessoal do controle de qualidade e os trabalhadores da linha de produção.
Em julho, os trabalhadores da fábrica da empresa Chengdu danificaram as instalações por um protesto salarial. E em janeiro, centenas fizeram um protesto no telhado de uma fábrica em Wuhan.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.