Ganhe Dinheiro Clicando

sábado, 13 de outubro de 2012

Moradores voltam para casa de 'profeta' que anunciava fim do mundo

Homem foi preso por estelionato após previsão não ser concretizada.
PM deve permanecer no local para evitar depredação do imóvel.

 

Luis Pereira dos Santos, que teria previsto o fim
do mundo (Foto: Náyra Macêdo/Portal da Clube)

 

 

A casa que chegou a reunir cerca de 120 pessoas para esperar o fim do mundo na sexta-feira (12), em Teresina, no Piauí, continua ocupada neste sábado (13) por alguns moradores. A informação é do coronel da PM Sá Júnior. Ele não soube dizer o número exato de pessoas que estão dentro da residência.
O grupo se reuniu no local com Luis Pereira dos Santos, de 43 anos, que dizia ser profeta e havia previsto o fim do mundo. O suposto profeta acabou preso e levado para a Central de Flagrantes de Teresina. Além do homem, outro rapaz que comandava o grupo também foi detido, mas já foi liberado. De acordo com Sá Junior, muitos moradores estão se aglomerando em frente da casa, a maioria curiosos, para conhecer o local, chamado por Santos de "arca da salvação". A casa está localizada no Parque Universitário, Zona Leste de Teresina. Dentro da casa permanecem pessoas que já moravam lá e outras que retornaram após o tumulto de sexta-feira. Mas não há crianças, assegurou o coronel da PM.
Santos, que se dizia profeta, foi preso por estelionato. De acordo com a polícia, ele usava o dinheiro de seus seguidores para manter a casa onde eram realizadas as reuniões. Santos ainda não tem advogado.

Homens da Polícia Militar invadiram a casa na sexta-feira para resgatá-lo, após a população nos arredores do imóvel atirar pedras e ameaçar entrar no local para linchá-lo. Para conter os ânimos e dispersar a população, a Tropa de Choque usou bombas de efeito moral e spray de pimenta. “A própria imprensa ficou sitiada na casa porque não tinha condições de sair de lá devido ao grande número de pessoas”, diz Sá Júnior. Segundo ele, há uma viatura no local neste sábado para garantir a segurança.
Questionado sobre a razão de algumas pessoas permanecerem na casa do suposto profeta, mesmo com a prisão dele e a não concretização do fim do mundo, Sá Junior atribuiu ao poder de persuação do suposto profeta. “O povo carente tem que se apegar a alguma coisa e ele conseguiu doutrinar esse povo de tal modo que ontem tivemos dificuldade para retirá-las de lá”, diz.

Há um grupo de gerenciamento de crise e outro de assistência social de prontidão em caso de necessidade, além da Tropa de Choque, de acordo com o coronel. “A situação está sob controle, mas se evoluir, temos para onde recorrer, e a PM está à frente de todas as negociações”, afima Sá Junior.
Santos foi levado para a Central de Flagrantes de Teresina, e permanece preso, em local não revelado, à disposição da Polícia Civil. "O procedimento é o seguinte: a Polícia Judiciária fará o inquérito e aí mandará para o Ministério Público", diz Sá Junior.

A Polícia Militar deve permanecer no local para evitar novos tumultos ou até a depredação da casa.
Policiais militares cercam casa onde famílias
aguardavam o fim do mundo
(Foto: Náyra Macêdo/Portal da Clube)
 Não foram encontradas drogas no local, mas uma quantidade razoável de veneno de rato, segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado. Por causa disso, a polícia levantou a hipótese de tentativa de suicídio coletivo.

Segundo testemunhas informaram à polícia, há cerca de dois anos Santos disse que havia recebido a visita de um anjo que anunciou o fim do mundo para as 16h do dia 12 de outubro. Seus seguidores se afastaram da família, deixaram seus empregos e alguns até doaram bens que tinham. Na casa, os seguidores passavam o tempo todo fazendo orações e se alimentando de doações. Algumas pessoas moravam no local há dois anos.
O caso virou notícia no tablóide britânico "The Sun".

Resgate de crianças
Na tarde de quinta-feira (11), uma operação com cerca de 100 homens das polícias Civil e Militar retiraram crianças e adolescentes da casa. Os menores foram levados para abrigos e estão sob a guarda do Conselho Tutelar da cidade.
O TJ informou que o mandado de busca e recolhimento dos menores foi autorizado pela juíza Maria Luiza Melo Freitas, da 1ª Vara da Criança e Adolescente, a pedido da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Teresina.

Há previsão de que os pais das crianças irão prestar depoimento para que a polícia possa verificar se os menores sofreram abusos ou outros crimes. O suposto profeta pode ser indiciado por abandono intelectual porque as crianças eram proibidas de frequentar a escola.
 Fonte: G1 - Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.